Apneia Obstrutiva do Sono : 8 Sinais de Alerta
- Dr. Paulo Marsiglio
- há 6 dias
- 1 min de leitura
Atualizado: há 2 dias

Aqui estão 8 sinais de alerta de que você pode ter apneia do sono e estar em risco:
1. Ronco alto: é um dos sinais mais comuns e bem conhecidos, não o subestime! Isso pode indicar bloqueios nas vias respiratórias durante o sono e oxigenação reduzida.
2. Pausas respiratórias relatadas pelo cônjuge: se você notar que a pessoa para de respirar durante o sono, mesmo que apenas por breves momentos, isso pode ser um sinal de apneia.
3. Despertar abruptamente com falta-de-ar: muitas pessoas com apneia do sono relatam acordar com a sensação de que estão se afogando, o que também acontece e agrava-se se houver refluxo gastroesofágico.
4. Sono fragmentado e dificuldade para voltar a dormir: quando a respiração é interrompida, o corpo passa por vários micro-despertares que deixam o sono fragmentado, muitas vezes com demora para conseguir voltar ao sono novamente.
5. Acordar várias vezes à noite para urinar: quando a respiração é interrompida, o corpo libera um hormônio (natriurético) que aumenta a produção de urina e, resultado, mais despertares e idas ao banheiro.
6. Acordar com dor de cabeça: pode ser consequência das quedas de oxigênio das apneias durante a noite.
7. Problemas no humor, concentração e memória: o sono fragmentado pode levar a mudanças no humor (irritabilidade, impaciência, apatia, etc.) bem como problemas de memória e dificuldades de foco nas tarefas diárias.
8. Sonolência diurna excessiva: resultado do sono fragmentado causado por apneias do sono.
A apneia não tratada aumenta riscos cardíacos, diabetes e reduz qualidade de vida, porém há tratamento eficaz.
Se você se identificou com algum desses alertas, compartilhe essas informações.
Cuidar do sono pode prolongar sua vida.
Comments